BOINA

Boina é um subtipo do boné, geralmente feito de lã e sem aba, e que surgiu em razão de os combatentes de blindados não se sentirem bem com uso de gorros ao efetuarem a manutenção das máquinas.
No Rio Grande do Sul, a boina muitas vezes substitui o chapéu do gaúcho.
É também esta na  moda principalmente utilizado pelas mulheres. Ela adapta-se à volta da cabeça, muitas vezes é puxada para um dos lados, e a sua coroa mole pode ser formatada de uma série de maneiras.
As boinas eram originalmente usadas pelos camponeses do País Basco. Hoje em dia são geralalmente feitas de feltro ou de fibras acrílicas.

Origem da boina militar:
Os escoceses e bascos estão na origem das boinas militares, embora o "tam-o'-shanter" (o chapéu ajustável, de tecido macio, usado pelos escoceses), para alguns autores, não seja considerada uma boina, já a "basca" não oferece dúvidas. Os Caçadores Alpinos franceses foram, em 1889, a primeira força militar a usar uma boina, de cor azul escura.
Durante a Primeira Guerra Mundial, a boina não conheceu grande expansão. Durante a Segunda Guerra Mundial, elas tinham cores diferentes, para diferenciar os militares que as usavam. A boina militar os Caçadores das Ardenas era verde, as tripulações dos carros de combate alemães usavam uma preta, os Caçadores Alpinos franceses mantinham o azul escuro e, os voluntários espanhóis da Divisão Azul usavam uma boina vermelha.

Comentários

  1. Legal. Difícil encontrar algo falando sobre essas boinas. :) No caso, basca, certo?!

    ResponderExcluir
  2. Sabe me dizer como são feitos as em feltros, o processo em si, e aquele negocinho que tem em cima como é feito........?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Isa,obrigada pelo carinho .Vou pesquisar sobre a fabricação e logo postarei .

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Esgrima Crioula

A guarda pampa(os significados)