José Hernández
Nome completo José Hernández
Nascimento 10 de novembro de 1834
Buenos Aires (província)
Morte 21 de outubro de 1886
Belgrano
Nacionalidade Argentino Argentina
Ocupação Poeta, político e jornalista
José Hernández (conhecido como General San Martín, Província de Buenos Aires, 10 de novembro de 1834 - Belgrano, 21 de outubro de 1886) era poeta, político e jornalista argentino,se consagro, pelo livro Martín Fierro, considerado o livro pátrio da Argentina.

Biografia

Filho de Rafael Hernández e Isabel Pueyrredón (sobrinha de Juan Martín de Pueyrredón). Viveu no bairro de Pueyrredón até 1840,até que  sua família teve de se transferir para o interior da província,há trabalho.
Interessou-se pelos estudos no iniciou sua escola primária, porém foi obrigado a deixar os livros por conta de uma doença repentina, tendo de viver no campo para buscar sua recuperação. Por isso, aprendeu tudo o que sabia sozinho: observador atento da arte da criação de gado,comandada pelo padre e feita pelos gaúchos,ajudando nessas tarefas.Ainda jovem,teve contado com o modo de vida,língua e os códigos desses gauchos.
Hernández era autodidata e, por meio de numerosas leituras, adquiriu firmes idéias políticas. Entre 1852 e 1872, época de grande agitação política, defendeia que as províncias não deveriam ser ligadas às autoridades centrais estabelecidas em Buenos Aires.
Participou de uma das rebeliões federais,comandada por Ricardo López Jordán,conhecida como Revolução Jordanista, que terminou em 1871 com a derrota dos gaúchos e o exílio de Hernández no Brasil. Após essa revolução, tornou-se, por pouco tempo, assessor do general revolucionário,mas com o tempo saio do cargo
Quando voltou para a Argentina, em 1872, continuou a luta usando a imprensa como seu meio de expor suas ideias. Também desempenhou a função de Deputado e Senador da província de Buenos Aires. Como senador, defendeu a federalização de Buenos Aires por meio de um memorável discurso, opondo-se a Leandro Alem.
Mas foi por sua poesia que conseguiu eco para suas propostas e a mais valiosa contribuição para a causa dos gaúchos. El gaucho Martín Fierro (1872) e sua continuação, La vuelta de Martín Fierro (1876), juntas, formam um poema épico popular. É considerada, a principal obra da literatura argentina.
.
No ano de 2007,na Feira do Livro de Buenos Aires, o Museu do Desenho e da Ilustração apresentou sua mostra Martín Fierro: Contrapunto y algo más, na qual apreciava-se a visão dos ilustradores sobre os feitos relatados por José Hernández. Nessa mostra, expuseram-se originais feitos para as diferentes edições de Martín Fierro. Exibiram-se obras de Adolfo Belloc, Carlos Alonso, Juan Carlos Castagnino, Aida Carballo, Norberto Onofrio, Eleodoro Marenco e outros 20 artistas.
Hernández faleceu em Buenos Aires em 1886,por um problema cardíaco. Seus restos mortais estão no cemitério da Recoleta em Buenos Aires, Argentina.
No dia 10 de novembro, celebra-se, em sua homenagem, o Dia da Tradição na Argentina.

Obras

  • Vida del Chacho - 1863
  • El Gaucho Martín Fierro - 1872
  • La Vuelta de Martín Fierro - 1879
  • Instrucción del Estanciero - 1881

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esgrima Crioula

A guarda pampa(os significados)